quinta-feira, 22 de abril de 2010

Comedy Central... ou Comité Central?

Comedy Central é o canal de televisão que, entre outros programas, emite «The Daily Show» de Jon Stewart. Este é conhecido por, maioritariamente, criticar e satirizar individualidades conservadoras e ligadas ao Partido Republicano, e alinhar pelas posições dos liberais, «progressistas», esquerdistas, do Partido Democrata.
«Alvo» frequente de Jon Stewart é o Fox News Channel; aliás, a sua disputa mais recente com aquela estação envolveu um dos colaboradores mais conceituados daquela, Bernard Goldberg - pormenores desta polémica podem ser encontrados aqui e aqui. E, como é habitual nele, o humorista (que não, não é jornalista) utilizou um dos seus «argumentos» favoritos: dizer «Fuck you!», repetidamente, aos seus oponentes. Algo que não parece incomodar a direcção do Comedy Central.
O que já parece incomodar os (ir)responsáveis do canal são (supostas) ofensas a muçulmanos: um episódio de «South Park» foi recentemente censurado por os autores daquela série, Matt Stone e Trey Parker, terem sido ameaçados de morte depois de «brincarem», em outro episódio, com Maomé.
Conclusão: no Comedy «Comité» Central há quem não tenha coluna vertebral. Decididamente, uma linha foi traçada. E até no New York Times há quem perceba isso.

Sem comentários: